sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ESTE CÉREBRO COMPLEXO
É O SUPREMO COMANDANTE
,..,
DE NOSSAS AÇOES





                       
reio que foi no ano de 2005 que tive a honra de escutar pela primeira vez pessoalmente o psicólogo Dr. Da­niel Kahneman, da Princeton Uni­versity, Prêmio Nobel de Economia de 2002. Eu já o seguia de perto há tempos com enorme fascínio pelo conteúdo de suas teorias a respeito de como funciona nosso cérebro, as quais coincidiam 100% com minha filosofia. Desde o início de minha atividade como planejador financeiro nos anos 1970, percebi que não era suficiente indicar aos meus clientes investimentos diversificados de renda fixa ou variável. A maioria dos investidores naquela época só pensava em obter a maior renda possível e em como poderiam fugir da perda do poder aquisitivo da moeda e do pagamento de impostos.
Eu imaginava que o fator primordial era conhecer meus clientes o máximo possível. Por isso, sempre os convidava para uma conversa informal, de pre­ferência o casal, para entender quais eram suas prioridades de vida.
Mas foi Kahneman que conquistou o mundo financeiro com os incríveis conceitos do "Behaviour Finance", ou seja, "Comportamento Financeiro". Atualmente, não passa uma semana sem que eu leia na "The Economist" e outras revistas especializadas, matérias a respeito da enorme evolução de conhe­cimento sobre o funcionamento de nosso cérebro.
Após muitos anos praticando planejamento financeiro, recentemente, resolvi enfrentar um
48 revista ANEFAC • Janeiro/Fevereiro 2012


curso de pós-graduação em "Psicologia Econô­mica" na PUC (Pontifícia Universidade Católica) com a professora Vera Rita de Mello Ferreira, onde toda a minha experiência prática foi sendo confirmada pelas descobertas feitas nesta área do conhecimento.
Sabe-se hoje que o Sistema Umbico é o lo­cal do cérebro dominado pelos nossos instintos primitivos; nossos medos, ansiedades, impulsos, irracionalidades, memória de acontecimentos negativos, etc. Nesta longa e constante evolução do ser humano pelos séculos afora, aos poucos desenvolvemos o Neocortex, ou seja, a parte frontal do cérebro, onde estão localizadas a lógica e a múltiplas formas de comunicação. É a parte racional, da inteligência que somente os seres humanos possuem (e a qual utilizamos, algumas vezes, de forma tão errada).
O Sistema Umbico é a parte do cérebro na qual os instintos são dez vezes mais poderosos que o Neo­cortex. Esta é a principal razão pela qual é tão difícil tomarmos decisões racionais em relação ao dinheiro e tantos outros aspectos de nossas vidas cotidianas.
Aparentemente, não existem conexões entre o Sistema Umbico e o Neocortex, e, decorrente deste fato, torna-se extremamente difícil pensarmos no longo prazo, em escolhermos investimentos menos imediatistas ou pensarmos seriamente em nossa aposentadoria quando ainda é distante. Geralmente optamos pelo imediatismo das coisas prazerosas. Alguém discorda? Á

Nenhum comentário: