quarta-feira, 20 de março de 2013

A ESSÊNCIA DE NOSSA INCESSANTE BUSCA NESTE PLANETA


 

 

Um enfoque mais profundo  que vai  muito além do mero dinheiro

 

Louis Frankenberg,CFP®  20-03-2013

Caros leitores,

Vocês já me conhecem por sempre abordar (e insistir) no meu blog em temas relacionados com o bem estar econômico-financeiro de cada um, e também por apresentar constantes  advertências a respeito do racional planejamento do orçamento doméstico e ainda de  cuidar (e preparar) com afinco o dia de amanhã, quando não mais tivermos o mesmo ímpeto e  saúde física ou mental igual a da nossa juventude.

Os recalcitrantes certamente se arrependerão tardiamente por não terem tomados suas providências em tempo!

Eu, entretanto, sempre acreditei que não é apenas dinheiro, uma das  principais motivações   que nos move pela vida, para sermos plenamente felizes ou pelo menos o mais feliz possível!

Quando em 1990 criei a minha empresa com o nome   de “Planejamento Financeiro Pessoal ” e  alguns anos mais tarde  publicando em nosso país o 1º livro abordando com inetismo as finanças pessoais das pessoas, (denominado “Seu Futuro Financeiro-você é o maior responsável”) eu me  sentia na obrigação de alicerçar meus pensamentos e colocações  em   sólidos pilares filosóficos.

Criei então um conjunto de conceitos, princípios  e  ensinamentos que foram sendo desenvolvidos no livro em questão.

Por esta mesma razão, os três primeiros capítulos daquela  publicação   foram denominados de “Conscientização”, “Objetivos” e “Estratégia”, com o intuito de provar que mais importante que  aspectos como poupança e investimentos  deveriam ser  os “sonhos” “metas” e  “ideais” deliberadamente escolhidos por aqueles que almejavam alcançar uma vida confortável e tranquila.

Optei por transmitir com veemência meus apelos, que envolviam o cuidado que deveríamos ter com o dinheiro, que deveria servir como meio, jamais como um fim em si.

Por intermédio de slides facilmente visualizados nas telas das salas onde eu dava palestras    por meio do  impactante  “Data Show”/ Power Point” da Microsoft, eu tentava ( e continuo utilizando ainda a mesma metodologia) demonstrar as vantagens de preparar  o mais racionalmente  possível a vida das pessoas.      

Ofereço agora a  vocês a oportunidade  de ver um  destes simples e diretos slides,  que representa em minha opinião  a essência daquilo que nós seres humanos desejamos para nossas vidas.   

Resgatei o mesmo entre os aproximadamente  300 slides que fazem parte do meu acervo e que aos poucos e oportunamente passarei a publicar  no meu blog.

Além deste slide lhes apresento neste “post” a minha própria interpretação da fábula de Aesopo e que nos faz relembrar de como devemos batalhar continuamente através do trabalho honesto e fecundo, como a  alternativa mais válida  para obtermos tudo que desejamos conquistar e  no mesmo processo de jamais  machucar nossos semelhantes.

Boa leitura e reflexões a respeito da interpretação da fábula e slide que seguem  abaixo.

 

Uma fábula de  Aesopo, adaptado por mim na introdução do meu livro “Seu Futuro Financeiro” e que alcançou na época o recorde de 16 edições.

 

A Cigarra e as Formigas

 

Era pleno verão...

A bela cigarra estava muito feliz,

Mais que tudo gostava de cantar.

Deitada na grama macia,

Via as formigas incansavelmente passar,

Carregando tenras folhinhas e outros petiscos,

 Sempre a trabalhar, sem ao menos descansar.

Perguntou a cigarra à formiga chefe,

Para que tanta agitação num dia tão lindo?

Respondeu a formiga chefe; o inverno está por chegar.

         As formigas aconchegadinhas, gostosamente quentinhas

e bem a se alimentar.

 

A Cigarra desesperada não encontrava lugar

Para saciar sua fome e do frio se proteger,

Tocou o sininho do lar das formigas

    e se pôs a chorar; Posso entrar?

Não tenho comida nem onde me abrigar.

Você é bem vinda mas no próximo verão

também deves trabalhar!

Deram-lhe alimento, carinho e

a ensinaram a ser previdente

e não somente a pensar,

 no gostoso do presente.

-.-

 Louis Frankenberg,CFP®  20-03-2013

Blog;www.seufuturofinanceiro.blogspot.com


Nenhum comentário: