quarta-feira, 3 de março de 2010

Controle seu descontrole doméstico

Eu, assim como tantos outros planejadores financeiros, sempre recomendamos que famílias com sérios problemas de controle de suas finanças domésticas deveriam durante alguns meses anotar cada despesa ou pagamento que fizerem, não esquecendo aquelas efetuadas pelos bancos automaticamente.
A gente sabe que é um trabalho imenso, quase impossível, ainda mais quando cada um dos diversos membros da família tem seus gastos peculiares. Recomendo esta providência também para os filhos, que geralmente não dão a mínima para os problemas financeiros dos pais. Talvez uma ameaça velada em diminuir ou interromper a semanada possa ajudar...
No entanto, para fazer uma análise objetiva e correta deste conjunto de despesas, essa medida é absolutamente impriscindivel. Somente assim é possível avaliar os percentuais gastos em cada um dos itens em que se divide qualquer orçamento doméstico. Importante é fazer este estudo por mais de dois meses para posteriormente calcular a média. Cada membro da família deveria anotar em alguma agenda de bolso ou papel avulso até aqueles itens que parecem desnecessárias como cafezinho, gorgetas, despesas bancárias, copia feita na esquina etc. Também é óbvio que devem ser somados os ganhos de todos os membros da família que recebem alguma forma de remuneração.Simplifiquem suas vidas,contabilizando estes valores sempre pelo liquido embolsado.
O principal objetivo deste estudo aprofundado será conhecer quanto se gasta em itens que não são absolutamente necessários e, com estas economia diminuir gradativamente o endividamento e/ou melhorar a qualidade de vida de todos.
Guardo ainda minhas próprias anotações em uma agenda de quando ainda era solteiro e ganhava um pouco mais que um salário mínimo.Ai que saudade! Já faz um bocado de tempo e agora dou risada, pois tenho quase absoluta certeza que nem eu anotava tudo, pois deixava para depois e a memória seletiva da gente falha demais! Dizem que Freud explica... Independente de conseguir ou não, tente pois a gente sempre descobre algumas bobagens que adquire e depois se arrepende amargamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bons os artigos...curtos e diretos, tratando de assuntos importantes para todos nós! Obrigado e abraços
Micha!

Anônimo disse...

Interessante, mas faltou falar mais sobre como controlar o descontrole doméstico, saber que ele existe já é um fato.