segunda-feira, 8 de março de 2010

Aspectos nem sempre considerados na escolha de sua nova moradia


Entre outros o preço total, taxa anualizada de juros, prazo de pagamento, quantidade de cômodos são todos aspectos importantes (leve sempre em conta a quantidade de seus dependentes, acidentais ou premeditados, atuais ou por vir). Antes de fechar o negócio da compra , faça a si a pergunta: é vendável?
Alguns outros aspectos também devem ser devidamente pesados na hora da escolha.
A diversidade dos meios de transporte a disposição nas grandes metrópoles capitais dos Estados da Federação e que chegam ao local da moradia, são igualmente importantes nos dias de hoje. Trabalhar o mais próximo da moradia deve igualmente ser uma das suas preocupações preponderantes. O bairro e/ou rua dispõe nas proximidades algum Shopping Center, supermercado e outros comércios como farmácia, açougue, padaria etc? Posso também ir a pé fazer compras é uma boa pergunta alternativa.
Analise com cuidado o trânsito (fluxo) atual na própria rua e imediações (uma ou duas mãos para os veículos) e a entrada/saída da sua garagem. O futuro certamente reservará para o Metrô um papel preponderante em cidades que já dispõe deste meio de transporte ou mesmo estando atualmente em construção. Pense nisto; nas grandes metrópoles a maioria das principais artérias e mesmo secundárias provocarão congestionamentos monumentais em futuro próximo. Os fabricantes de carros e as Prefeituras não estão nem aí caso houver mais carros circulando que quilômetros de vias públicas trafegáveis! Preventivamente já adquira sua bicicleta.
Caso a moradia for um apartamento, verifique a situação das casas antigas próximas ou encostados, em relação a eventual construção de novos prédios que possam obstruir ou dificultar insolação e visibilidade atualmente existente.
Analise também a teórica ou real proximidade de janelas de prédios e casas vizinhas que possam invadir a intimidade de sua moradia. Persianas de qualidade que alternativamente dêem boa insolação e possam também obscurecer o ambiente interno são muito importantes! Conheça também em apartamentos as inconveniências dos andares muito baixos (barulho da rua ou dos espaços coletivos nos quais brincam crianças ou perambulam adolescentes até altas horas...) ou do ultimo andar (potenciais infiltrações que jamais param de pingar).
Para pessoas que preferem ambientes tranqüilos, recomendo moradias em ruas residenciais de subúrbio e apartamentos de fundo e para aquelas que apreciam a agitação, ruas de movimento, apartamentos de frente, não esquecendo também os inconvenientes desta opção.
Lembrem-se que é praticamente impossível prevenir todas as mudanças que ocorrem em uma cidade dinâmica, mas não custa lembrar aquelas por mim assinaladas. Caro leitor(a), faça uma listagem por escrito de fatores fundamentais que você exige e de outros que gostaria que estivessem presentes na moradia dos seus sonhos, mas lembre sempre que algo perfeito, enquadrando todas as suas expectativas não existe. Mastigar e chupar cana ao mesmo tempo ainda não é possível.
Meu livro “Seu Futuro Financeiro, da Editora Campus Elsevier, apesar da 1ª edição ser de 1999, (está hoje na 16ª edição), contém 20 páginas com importantes indicações a respeito de compra e locação de imóveis.
8.3.2010

2 comentários:

Unknown disse...

Frankenberg,

Parabéns pela análise. Os futuros compradores deveriam ler esse texto antes de assinar qualquer contrato.

abraço,

Antonio

Luiz Calado disse...

Frankenberg,
Brilhante e oportuna análise, complementa muito bem meu livro sobre imóveis, o qual teve o privilégio de contar com o seu prefácio.
abraço
Luiz Calado