quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Conservador ou aventureiro?

Um estudo efetuado e recentemente publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos revela que nos seres humanos tornamo-nos mais cautelosos e receosos de perder alimentos ou valores que representam dinheiro e propriedades.

A área do cérebro que controla a sensação do medo é a responsável por esta descoberta. Esta descoberta foi feita quando duas mulheres que haviam adquiridas a doença de Urbach-Wiethe, (eta nome complicado!) que era a responsável pelo controle das sensações do medo. Elas felizes e alegremente faziam as maiores estripulias, não imaginando seu efeito posterior! Outros pesquisadores da Universidade da Califórnia e também de Londres analisaram o porquê das pessoas terem medo de participar em jogos nos quais a probabilidade de perder era pequena e a de vencer era, ao contrário, bastante elevada. Existem diversas outras experiências práticas que são feitas, confirmando estas tendências em diferentes pessoas.

Sem me considerar cientista, mas apenas um observador atento e, fazendo uso da minha experiência passada acredito que, de fato, algumas pessoas nasceram para gostar de correr perigo e caminhar à beira do abismo, enquanto outras são extremamente conservadoras ou até medrosas. Decorrente destas constatações as classificações dos perfis da clientela dos bancos em conservadores, liberais e agressivos ou nomenclaturas equivalentes.

Analisando os do tipo aventureiro com os quais também lidei, cheguei à conclusão de que os aventureiros ou especuladores acabavam tendo um final de vida bastante complicado, passando na velhice a depender de filhos, da caridade alheia, da diminuta pensão estatal ou tendo que continuar trabalhando até caírem mortos!

Efetue sua própria análise de perfil (você deveria se conhecer melhor que ninguém) e verifique em que grupo se encontra. Se você for homem do tipo arriscado e que topa apostas elevadas ou arriscadas e sua companheira do tipo conservadora e cuidadosa, entregue sem pestanejar a ela a administração de sua grana. Os papeis, é claro, também podem estar invertidos, homens conservadores e mulheres hábeis na gastança e negócios de alto risco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu nao tenho a menor dúvida de que o blog será mais um instrumento precioso, assim como seus livros, sites, palestras e todo o seu trabalho vem sendo, ao longo de todo esse tempo!
Afinal, ser o decano das finanças pessoais no brasil é de importância essencial ao desenvolvimento do pais!!!
Um grande abraço, com admiraçao, Vera.
Dra. Vera Rita de Mello Ferreira
Representante no Brasil da IAREP-International Association for Research in Economic Psychology