sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pense agora no custo futuro de sua saúde

Nossa vida, a cada ano que passa, passa a ter maior probabilidade de ser prolongada. Estudos atualizados do IBGE confirmam que os homens agora já alcançam em média 73 anos ( idade essa medida pela esperança de vida ao nascer), um incremento de 7 anos sobre o ano de 1990! Em 2008 já existiam em nosso país aproximadamente 12 mil pessoas ultrapassando os 100 anos de idade!


Apesar desta melhora, ajudada por diversos fatores envolvendo qualidades de vida tais como alimentação e aspectos ligadas à prevenção de doenças, os homens em média continuam a falecer alguns anos antes que suas companheiras. Este aspecto, aparentemente tem a ver com a nossa constituição mais delicada, contrário ao tradicional adágio de que são as mulheres que representam o sexo frágil.


O que nesta abreviada e sintética nota desejo realçar aos meus leitores é que a maioria de nós, homens assim como as mulheres, quando temos o privilégio de alcançar 65 anos, não temos estruturas financeiras suficientes para sustentar os elevados custos medicinais, laboratoriais e hospitalares que fatalmente estarão associadas à idade mais elevada. São poucas as pessoas que conseguem antecipadamente avaliar devidamente este tremendo ônus, que provavelmente, os farão ter maiores preocupações quando estes custos começam a ser sentidos. Nos Estados Unidos, o Presidente Obama tenta atualmente solucionar parcialmente este problema ao enviar ao Congresso seu plano de saúde que deverá amenizar a vida de 45 milhões de americanos, hoje sem qualquer seguro ou assistência deste tipo.


Também aqui em nosso país, uma boa e suficiente assistência por parte do Estado deixa muito a desejar. Apenas uma pequena parcela da nossa população pode-se dar ao luxo de possuir um plano ou seguro saúde privado e que caso bem amplo, custa os olhos da cara..

Nenhum comentário: