quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Brasil, país que amo e no qual quero envelhecer, mas que antevejo igual a outros países outrora prósperos.


Louis Frankenberg,CFP®  16-11-2011

“Pense que você  pode tornar-se  uma das inocentes vítimas de alguma futura  crise econômica financeira na qual não tenha a mínima culpa pessoal. Esta crise, ainda submersa e silenciosa, qual   erupção vulcânica eminente, está sendo preparada na atualidade por nossos irresponsáveis políticos e governantes e,  ainda poderá expelir muita lava e destruição em algum momento próximo ou distante”.
Seja prudente  e previna-se!

Estamos aqui em nosso país assistindo por enquanto de camarote à crise político-financeira que dramaticamente está se desenrolando em alguns países da Europa e em menor escala, mas igualmente nos Estados Unidos.
Para quem não conhece os antecedentes, meandros  e conseqüências dela, o assunto provavelmente não interessa demasiadamente, mas convém dar-lhe  uma relativa importância, pois acredito que também aqui possa nos atingir pelas mesmas ou diferentes razões.
Estamos tão longe de lá e eles que se virem para sair dela é o que pensarão ou mesmo dirão muitos   de vocês quando o assunto é mencionado  na mídia ou mesmo discutido acaloradamente por alguns poucos.
Pessoalmente lamento imensamente esses acontecimentos que atualmente ocorrem na Europa por conhecer razoavelmente bem alguns dos países envolvidos e igualmente outros tantos, ainda momentaneamente distantes de serem atingidos pelos furacões financeiros. 
Tenho familiares por lá e portanto escuto  constantemente detalhes e repercussões da perda de poder aquisitivo e outros males  que estão ocorrendo  e que são conseqüências diretas  desta terrível crise.
Os europeus  em média possuem atualmente um elevado nível econômico e social e a  perda de conquistas  sociais é algo muito sério.
É triste tomar conhecimento dos atuais percentuais de desemprego na Espanha, em Portugal e alguns dos  outros países, especialmente entre a juventude,  mas igualmente entre pessoas de meia idade.  Perder a fé e a esperança são difíceis de serem revertidas e apertar cintos  quase sempre nos é particularmente doloroso.
Não encontrar emprego e passar por dificuldades não somente acontece por  aqui, lá também e em escala crescente.
Por que está acontecendo isto em um continente com tanta tradição, lutas passadas e experiência?
É claro que eu poderia discorrer a respeito desse assunto tão atual em termos mais  técnicos e precisos. Prefiro, entretanto discorrer mais genericamente  e  apenas concluir   que os europeus   foram sendo vítimas da gradual e cada vez mais elevada gastança e   tantos outros aspectos decorrentes do  sistema capitalista, na aquisição de bens de consumo e imobiliários,  todos impulsionados pela  atração e fascínio do sistema  norte americano de viver.
Os próprios norte americanos estão sendo igualmente vítimas  de seu próprio “modus vivendi”.
Decorrente da ação desse capitalismo, com muita propriedade também sendo  chamado de “selvagem”, costumes ainda vindos de outras épocas  estão sendo substituídos por novos conceitos, nem sempre entre os mais éticos e morais.
Ter em vez de ser, imitar o vizinho em vez de contentar-se com o básico e essencial, moral e ética em declínio, etc são algumas das vertentes desta maneira de pensar e de viver nos dias de hoje em muitos países, incluindo o próprio Brasil.
Portanto voltemos para o Brasil, onde aparentemente  estamos assistindo a uma era de realizações, de orgulho de sermos brasileiros, de dólares e euros entrando sem parar, ampliando nossas reservas, de grandes eventos esportivos  sendo aguardados daqui a poucos anos,  de sonhos tornando-se realidade, enfim da conversão do país do futuro no país do presente.
Será mesmo?
Meus caros leitores, perdoem esta cruel dúvida que não me deixa nada tranqüilo e satisfeito e que tem origem na conhecida sentença que eu sempre ouvia na minha juventude: “porque me ufano do meu país”, pois não compartilho desse enorme entusiasmo de todos que me dizem que tudo se encaminha para um futuro brilhante.  Explico:
É claro que eu também gostaria de acreditar que uma imensidão de acontecimentos positivos  a partir de agora ocorressem em nosso país e de que eu, meus filhos e netos pudéssemos viver  eternamente felizes em um país “pra frentex  e conhecida pela   justiça social,  felicidade e saúde  de seu povo  e tantas outras frases de efeito  que eu poderia citar  para  impressionar  vocês.
Infelizmente não consigo acreditar neste milagre no  atual  momento  e  estágio do Brasil.
E por que não?
Porque, por enquanto não vejo que medidas  e mudanças de infra estrutura, duradouras e sérias estejam sendo adotadas e executadas para que o país se encaminhe para esse brilhante futuro.  
Só vejo nossos governantes e políticos fugirem de adotarem medidas e legislações  profundas e duradouras.
Os políticos de todos os partidos existentes, dos poderes Municipais, Estaduais, Federal, Judiciário etc.     a meu ver são tão ou ainda  mais ineptos e  corruptos que os da minha juventude quando  eu era apenas um inocente estudante, desconhecedor de tantas  coisas com as quais hoje estou familiarizado.
Alguém discorda comigo?  Gostaria de ouvir através de comentários, qualquer voz discordante.  Será que faço parte daqueles poucos  que não se conformam?
Os nossos  atuais dirigentes  governamentais, de todos os segmentos  da sociedade, (e que pululam precisamente dentro das classes políticas acima mencionadas)  são cada vez de menor nível intelectual, moral e ético.
Quantas vezes, presentemente e  desde há muitos anos   me questiono;
“será que não se salva  nenhum deles ou mesmo uma sequer agremiação política no meio dessa lama toda, que pensa e que age com autêntico patriotismo em vez de  somente imaginar meios  de como pode obter ou  preparar seu novo cargo nas próximas eleições?”
Como é possível que esta nova legislação da “Ficha Limpa” já vem embutida de inúmeros penduricalhos e que,  portanto, anulam completamente sua eventual eficácia.
Esta nova lei deveria  ter um simples enunciado que dissesse apenas, sem ressalvas ou exceções;
“Qualquer condenação seja qual for a instância ou indício de corrupção torna o candidato inapto para ocupar qualquer função pública presente ou futura”.   
Somente então iremos trocar os atuais políticos por uma nova geração que, quem sabe desejará criar legislação melhor,  mais eficiente.
Com cada novo caso de gente  sendo pega com a mão na botija me espanta que, um por um, todos acabam inocentados  perante a justiça e decorrente disto, absolutamente nada lhes acontece.
Assisto abismado aos noticiários e ao jornalismo investigativo  que revela que nossa saúde  pública é um  completo caos, (com raras exceções) onde nossa brava e doente povo aguarda semanas ou até meses para serem consultados, medicados convenientemente ou  mesmo internados em hospitais etc.  enquanto as arrecadações  de tributos federais, estaduais e municipais são cada vez maiores,  absorvendo a parte de leão do nosso PIB. (algo entre 36% e 38%)
Onde estão indo estes bilhões a mais, arrecadados ano após ano, e que jamais são suficientes para melhorar  a saúde pública?
Assisto igualmente estarrecido que temos a maior quantidade de Ministérios  do mundo por parte do Poder Executivo, em que os salários pagos, direta e indiretamente  são muitas vezes absurdos,  além de  outros benefícios  que são concedidos. 
As máquinas administrativas que estes novos Ministérios montam, com funcionários públicos apadrinhados, familiares e amigos  do poder, são o deleite dos quadros partidários que apóiam esses governos em todas os níveis e, quando necessário, trocam de uniforme partidário como se estivessem trocando de camisa. 
Não consigo acreditar que um mero Deputado Estadual, Federal ou Senador tenha gabinete e funcionários subordinados, cada  qual  recebendo, subsídios  e ajudas de custo de  centenas de milhares  de reais por mês. Algum órgão fiscalizador já estudou em profundidade o que cada um faz  exatamente, cada dia, semana  ou mês para que se justifiquem estes  elevados salários? 
Para mim chega a ser absolutamente surrealista o noticiário atual repetido a exaustão pelas mídias  e que citam que alguns Estados da Federação  serão subdivididos em dois ou  até três novos mini Estados, no qual  cargos administrativos e legislativos serão criados. Nestes mesmos Estados  luta-se  hoje com gigantescos déficits e na quais  o endividamento existente é cada ano maior e inpagável.  
Quem vai pagar  este novo  trem da alegria?Já conheço a resposta; todos nós!
Faltou dizer que cada vez mais Vereadores serão nomeados em municípios que não possuem quase nenhuma receita de impostos...   não falando dos intermináveis Tribunais de Contas e Órgãos Fiscalizadores que simultaneamente serão criados e que não fiscalizam absolutamente nada!
Serão apenas novos cabides de emprego.
Choro de tristeza ao pensar  que cada vez mais professores abandonam o magistério e alunos de escolas públicas  que dominam física e psicologicamente as classes que freqüentam (e onde não aprendem nem  mesmo a ler e escrever até o 3º ou 4º grau), encontrando-se  estes mesmos alunos entre aqueles que possuem os piores índices mundiais em matéria de ensino e absorção de conhecimentos básicos.  
Por que, Por que e Por que me pergunto o tempo todo, nosso povo (e nossos líderes industriais, comerciais, sociais, acadêmicos, etc. não reagem e dizem BASTA?
Sou apenas um mero   blogueiro  que   sabe perfeitamente que “andorinha só não faz verão” mas  que acredita que com a atual  mentalidade  que predomina em nosso país, na qual as pessoas de bem e que se preocupam  permanecem  caladas, não vamos mudar absolutamente nada.
É a tal da maioria silenciosa que existe em toda sociedade e que nunca se manifesta abertamente. Somos por esta razão nada mais do que coniventes com o que está acontecendo em nosso país!
Sei também que coletivamente vamos pagar esta conta que certamente virá e ela não será pequena.
Nos afetará a todos indistintamente.
Vejo claramente que em um Brasil no qual dirigentes dão pouquíssimo valor à educação, à saúde, à segurança e igualmente  aos seus velhinhos aposentados. Menos ainda à real  elevação do nível sócio-econômico de sua população, mas  que infelizmente pensam apenas em si mesmos e em seus apadrinhados. Neste mesmo país temos  graves problemas financeiros e sociais, desperdiçando-se nossa riqueza em coisas fúteis. Obras públicas essenciais? Nem falar.
Esta bonança atual poderá se inverter em algum momento futuro.  Está acontecendo em países prósperos da Europa e no próprio Estados Unidos da América.  Queira Deus que eu esteja enganado e que sou apenas citado como um pessimista de carteirinha!
Abraço amigo e desculpem meu desabafo,

Louis Frankenberg, CFP®  16-11-2011

Se gostou, passe adiante, caso contrário delete!


2 comentários:

Bruna Oliveira disse...

Olá, já li o blog inteiro, e sempre volto pra ver novidades.
E só hj quis falar, talvez pq durante os últimos dias, o Martin Niemöller tenha sido completamente atual em várias situações diferentes, e hj ocorre mais uma.

"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram
e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar..."
- Martin Niemöller - Símbolo da resistência aos nazistas.

Eu acredito que isso ocorra em nosso país de modo diferente, do que o restante do mundo, tivemos uma "conquista" estranha lá no início do Estado já. Compramos a Independência, todos lutam por ela, e se orgulham disso, nós compramos... Como também temos comprado tudo que nos parece útil e mais urgente do que o básico que nunca tivemos.
É interessante ver que o povo brasileiro é receptivo, é "aconchegante", parece mais vivo, mais "sangue correndo nas veias", sabe? Só que não brigamos, não exigimos nada.
Desde sempre, e por enquanto, será assim. Não vejo ninguém, além de estudantes, que baseados em teorias e propostas inatingíveis, fazem alguma manifestação,que a maioria chama de bagunça, e reclama dos prejuízos. São poucos que buscam informações alternativas, a maioria acredita no que passa de seg. a sex. ás 20h no JN.
Sem me alongar mais, eu acredito que vamos sofrer, talvez não tão rápido, mas logo, um choque de realidade, em que teremos que largar o Facebook, o Twitter, e os blogs desse universo virtual, e lutar lá na rua, pelo real.
Mas isso, é de uma outra pessimista, que ficou mais convicta depois de ler blogs como o seu.
Parabéns.

Anônimo disse...

Concordo. Infelizmente, a Política atual está acabando com as esperanças de colhermos ótimos resultados mais na frente com o pré-sal, copa do mundo, olimpíadas etc. O Brasil era pra ter feito suas reformas estruturais (tributária, política, trabalhista, fiscal), a nossa taxa de investimento em relação ao PIB é baixa e mesmo assim criamos dificuldades para o capital privado preencher as lacunas, é só ver o caso do IOF e do IPI que mais atrapalha que ajuda. Precisamos de um choque de gestão e também de seriedade no Congresso e no Executivo do nosso País, enquanto isso não acontecer sempre vamos crescer e desenvolver abaixo dos outros países emergentes que não possuem tantas vantagens competitivas como o Brasil (somos ricos em soja, açúcar, petróleo, possuimos o melhor minério com alto teor de pureza, temos água e terras em abundância entre outras maravilhas). Abraços e torcendo para o nosso País acordar para as suas urgências e necessidades!!