quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pessoas físicas normais não pagam as taxas de juros cobrados nos dias de hoje

Desde que comecei a fazer palestras e seminários a respeito de endividamento, compras a prazo e taxas de juros em nosso país, em empresas industriais e comerciais, dirigidas especialmente às classes menos favorecidas, e quando estas taxas ainda eram bem mais elevadas, fiz tudo que minha imaginação pudesse inventar para tentar convencer os participantes a acabar com o endividamento em suas vidas. Naquela época ainda havia uma única razão para não fazê-lo. Era o fato da corrosão mensal da nossa moeda ser descomunal e também porque no mês seguinte ela provavelmente seria ainda mais elevada. Pessoas simples, naquela época, nem perguntavam qual era a taxa mensal, muito menos a anual... Espero que jamais voltemos aquela era de loucura, ilusão e período de deseducação.

Estamos agora em 2010 e abaixo reproduzo a última tabela das diferentes linhas de crédito dos meses de Abril e Maio, cedidas gentilmente pela ANEFAC, onde sou um dos diretores.

Na pressa de publicar esta matéria, não consegui acertar todos os alinhamentos da tabela. Minhas desculpas ao prezado leitor.

Nossa entidade tem tradição em divulgar estas tabelas há muitos anos, exclusivamente com o intuito de alertar a todos a respeito de assunto tão relevante e tão pouco compreendido.

Importante é mostrar que quando a taxa de inflação aproximada em 2010 deverá situar-se ao redor de 5,5% ao ano, ninguém de sã consciência deveria pagar 76,53% ao ano para um empréstimo no banco ou 238,30% ao ano para satisfazer a administradora do cartão de crédito (ver tabela Maio 2010).

Pense, caro leitor, o quanto você perde em qualidade de vida, deixando de gastar em alimentação, em educação, em transporte, em lazer etc. deixando desnecessariamente uma nota salgada cada mês com seus credores.

Nos planejadores financeiros sabemos que em média, as pessoas em nosso país pagam 30% do que colocam liquido no bolso em juros, após os descontos normais em seus salários. Repito para quem não entendeu; em média, uma família que ganha R$ 2.000 líquidos por mês, gasta R$ 600 em juros!

Tudo isso acontece porque uma grande quantidade de pessoas não se deu de conta que a inflação agora é de 5,5% anualizados e a taxa média de juros é de 121,71% anualizados, para todas as linhas de crédito, empréstimos etc. Apenas 22 vezes maior!

A segunda razão que desejo realçar desta absurda e surrealista realidade de nosso país é que não existe nenhuma entidade governamental que gasta qualquer verba na divulgação de educação financeira para as pessoas simples que representam mais de 50% da nossa população. Onde está esse Governo que pensa que faz tanto pelo povo?

Para aqueles que desejam fazer algo positivo em prol das pessoas com pouca escolaridade ou nenhuma noção do valor do dinheiro e que se endividam doidamente, ( e que tem algo a ver com você) por favor expliquem em linguagem simples as razões porque somente devem fazê-lo em último caso.

Estou certo que sua consciência e auto estima irá felicitá-lo.

Louis Frankenberg,CFP® 8-7-2010

E-mail; perfinpl@uol.com.br e lframont@gmail.com

Blog;www.seufuturofinanceiro.blogspot.com

Abaixo a tabela publicada pela ANEFAC

ABIRL 2010

ABRIL/2010

MAIO/2010

TAXA

MÊS

TAXA ANO

TAXA MÊS

TAXA

ANO

Juros comércio

5,77%

96,04%

5,83%

97,38%

Cartão de crédito

10,69%

238,30%

10,69%

238,30%

Cheque especial

7,40%

135,53%

7,43%

136,32%

CDC – bancos

2,40%

32,92%

2,45%

33,70%

Empréstimo pessoal-bancos

4,79%

75,32%

4,85%

76,53%

Empréstimo pessoal-financeiras

9,87%

209,42%

9,93%

211,45%

Um comentário:

Andrey Medina disse...

Infelismente, este é o princípio do processo capitalista. Dialeticamente falando, não importa em si a taxa de juros cobrada. O ser humano é levado por um impulso psicológico que transcende qualquer orientação financeira, independente do nível cultural da economia em análise.